Topo

Histórico

Categorias

Foodie-se

Você pode viver sem mel, mas não sem abelhas: e elas estão desaparecendo...

Ailin Aleixo

24/01/2019 15h01

Nem bem começou o ano e já temos razões de sobra para nos preocupar com o que comemos e bebemos, com a contaminação da água e do solo e com a possível diminuição da produção de alimentos no Brasil. O negócio não está fácil…  "O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União de 10 de janeiro o registro de 28 agrotóxicos e princípios ativos. Os outros são velhos conhecidos do agricultor brasileiro, mas que agora passam a ser produzidos por mais empresas e até utilizados em novas culturas, entre elas a de alimentos", noticia o site de jornalismo investigativo Publica. A reportagem traz aponta que "Na edição da sexta-feira 18/1 do Diário Oficial, a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério Agricultura publicou lista com mais 131 pedidos de registro de agrotóxicos solicitados nos últimos três meses de 2018″.

"Mas os agrotóxicos são usados para AUMENTAR a produção, certo?" Não é bem assim: entre os registros aprovados estão os de dois princípios ativos responsáveis pela morte de centenas de milhões de abelhas nos EUA e na União Europeia: Sulfoxaflor (nas culturas de algodão, soja, citrus, nozes, uvas, batatas, legumes e morangos) e Fipronil (algodão, arroz, cevada, feijão, milho, pastagens, soja e trigo). Daí você me pergunta: o que me importa a morte de abelhas? Bom, importa muito. Deveria importar muito. Mesmo.

Abelhas são um dos animais mais importantes do mundo – e não por que produzem mel. A razão é: nossa comida depende da existência delas. Cerca de 90% da polinização de todas as plantas do planeta é feita por elas. Enquanto grãos são primordialmente polinizados pelo vento, frutas, nozes e vegetais são polinizados por abelhas.

De quinze anos para cá, porém, a população de abelhas vem diminuindo drasticamente em todos os pontos do globo – as principais razões são o uso excessivo de agrotóxicos e a propagação de imensas monoculturas, que destroem seu habitat natural. Este fenômeno foi batizado de colony collapse disorder (síndrome do colapso da colônia). Ano passado, por exemplo, apicultores de São Paulo enfrentaram a morte de milhões de abelhas por conta de… agrotóxico.

Sem abelhas, o mundo sofrerá escassez de alimentos e surtos de fome de proporções catastróficas – e não há agrotóxico que "conserte" isso.

Sobre a autora

Ailin Aleixo é jornalista, e criadora do mais influente site de gastronomia e turismo gastronômico do país (Gastrolândia) e do canal de jornalismo gastronômico no YouTube, #ptdk. Ocupou o cargo de editora-executiva das revistas VIP, Viagem e Turismo, Playboy e Alfa. Desenvolveu o projeto editorial do roteiro de gastronomia da revista Época São Paulo (2007). Apresentou boletim diário sobre gastronomia nas rádios CBN (2008) e AlphaFM (entre 2015 e 2016). É curadora do FOOD FORUM, o maior fórum sobre comida do Brasil, e palestrante.

Sobre o blog

Foodie-se não é um blog de tendências gastronômicas.Nem de crítica de restaurantes.Nem de novidades, nem de prêmios.Foodie-se é um blog sobre comida e toda sua cadeia: campo, fábrica, pequenos produtores, grandes produtores, bares, restaurantes, animais, plantas, orgânicos, convencionais, chefs de cozinha...

Blog Foodie-se